Criado nos anos 1000 na República do Mali (África), o cachorro da raça azawakh era comumente utilizado para caçar gazelas, antílopes e até javalis. Bastante parecido com os galgos fisicamente, ele é um cachorro extremamente ágil e atlético. Em alguns países, ele é conhecido como tuareg sloughi (pois acompanhavam e eram considerados da família dos tuaregues, nômades do deserto).
O azawakh tende a ser bastante saudável e resistente. Esse cachorro é capaz de fazer bastante atividade física sem se cansar, mas é preciso colocar limites para ele – que pode não querer parar nem mesmo quando chega próximo da exaustão. Eles podem desenvolver problemas em seus ouvidos, como otites, e também acumular bastante placa bacteriana nos dentes (tártaro). Higienização frequente e consultas ao médico veterinário pelo menos duas vezes ao ano podem prevenir ou tratar os problemas antes que estejam mais avançados. Alguns exemplares podem ter displasia coxofemoral, condição que gera dores intensas e dificuldade de locomoção devido a um “encaixe errado” na articulação do quadril. Assim como muitos cães de corrida, o azawakh pode apresentar a Doença de Wobbler, uma espécie de estreitamento do canal vertebral, algo que pode lhe conferir alterações neurológicas consequentes da compressão da medula espinal.
Os azawakhs são inteligentes e obedientes, mas precisam de bastante atividade física e mental para que não se tornem destrutivos e teimosos. Pequenas caminhadas diárias não são suficientes para eles. Estimule seu pet a se exercitar com você e isso certamente fará com que o laço entre vocês seja ainda mais especial.