Criado no século XIX no Reino Unido, o airedale terrier foi especialmente selecionado para ser um bom cão de caça de texugos e lontras. Considerado o maior de todos os terriers, ele tem uma aparência diferente, com uma cabeça longa e achatada, a um estilo que nos faz lembrar de um “martelo”.
O airedale terrier, em geral, é um cachorro saudável, mas alguns exemplares podem ter displasia coxofemoral, condição normalmente genética que causa dor, desconforto e problemas de locomoção por um “encaixe errado” da articulação do quadril. A raça também pode ter dermatites (especialmente quando não é bem seco – seu pelo pode parecer não estar molhado enquanto a pele está úmida). A propensão à ocorrência de “torção gástrica” também é relativamente grande, jamais permita que seu pet faça atividades físicas depois de se alimentar ou beber muita água.
O airedale costuma ser um cachorro bastante dócil, apegado à sua família humana, mas um pouco temperamental com estranhos. Ele costuma defender seu território sem medo, mostrando-se determinado e destemido como a maioria dos terriers. Em alguns momentos, ele gosta de se mostrar mais independente, mas isso não quer dizer que se dê bem por longos períodos sozinho. Com outros animais, ele pode ser um pouco perseguidor quando não socializado corretamente desde filhote.
Os airedales são cachorros inteligentes e obedientes que gostam de interagir com seus pais humanos. Como a maioria dos terriers, recebem bem aos comandos e gostam de demonstrar que aprendem rápido.